Conheça nossa metodologia de Gestão Eletrônica de Engenharia


Como sabemos, na área da engenharia, agir com precisão e agilidade pode ser determinante para evitar riscos e prejuízos de recursos. Por isso, não dá mais para perder tempo com processos manuais e lentos que burocratizam a tramitação de documentos e informações e prejudicam a fluidez no avanço físico em programas e portfólios e projetos de engenharia.

A necessidade de gerenciar a informação e suas interfaces se tornou de notável importância! Sendo assim, a EPIX Engenharia utiliza um sistema e metodologia própria de gestão de engenharia para melhoria continua dos indicadores de desempenho de projetos em todo seu ciclo de vida.

Neste artigo você entenderá como o nosso sistema oferece uma solução customizada e completa e todas as suas vantagens para a elaboração e gestão de engenharia e informações.

METODOLOGIA E TECNOLOGIA

O E-CLIC (ferramenta de gestão online de engenharia e documentos) é uma plataforma prática, inovadora, robusta e em nuvem. O sistema possibilita a automação dos processos de recebimento, elaboração, verificação e análise, envio dos documentos, controle de versões, arquivamento, rastreamento de ações e processos relacionados.

O funcionamento se dá através da entrada de documentos (LDs, desenhos, propostas, atas, documentos técnicos etc.), que através das interfaces da plataforma, possibilitam diversas interações entre os diversos envolvidos, como demonstradas na imagem:

Para uso da plataforma, são criados diferentes projetos dentro dos variados clientes existentes. Cada Projeto é totalmente configurável com estrutura de diretórios, fluxos, checklists etc.

Todos os documentos inseridos na plataforma possuem atributos cadastrados, ou seja, informações como código, disciplina, revisão, prazo de conclusão, formato, dentre outras pertinentes ao Projeto.

Ao iniciar o fluxo de um determinado documento, ele é enviado para o responsável pela atividade com um prazo definido para conclusão. Assim, percorre todas as etapas planejadas com controle de avanço e atrasos até que seja emitido para o cliente.

Todas as atividades, exceto a de edição de documentos, podem ser realizadas dentro da própria plataforma, garantindo que todos tenham acesso sempre à última versão do arquivo. No momento de edição, o sistema impede que ele seja alterado por outro usuário e todos os interessados são notificados das alterações.  

FUNCIONALIDADES E BENEFÍCIOS

1.        Total Mobilidade

Toda a informação está armazenada em nuvem, portanto os documentos podem ser acessados de qualquer computador, tablet e smartphone com internet.

2.        Controle dos prazos

É possível planejar um prazo final para os documentos e atribuir prazos intermediários para cada etapa do fluxo e, dessa forma, ter um acompanhamento do Avanço Físico do Projeto e um rastreamento das etapas que ocasionaram atrasos.

3.        Agilidade dos processos

A automatização de todo o fluxo de documentos, o controle dos prazos e a interação online entre os envolvidos no Projeto gera um aumento da produtividade.

4.        Rastreabilidade das responsabilidades técnicas

Cada ação realizada nos documentos, como cadastro, edição, check-in ou check-out, dentre outros é detalhadamente registrada informando a data e o usuário responsável pela ação.

        5.        Comentários e Anexos

Visualize e comente documentos CAD, Office e PDF diretamente no navegador, sem necessidade de programas instalados.

6.        Retirada de papel da obra

Os Projetos poderão ser disponibilizados no campo por meio de Totens e Tablets, reduzindo a necessidade de documentos impressos para consulta.

7.        Certeza que os usuários estão trabalhando na versão correta

Como o E-CLIC se torna a única fonte de consulta e armazenamento dos Documentos de Engenharia, a versão mais atualizada estará sempre disponível no sistema. Além disso, é possível cadastrar envio automático de mensagens aos interessados assim que qualquer alteração seja feita em determinado documento.

8.        Integração

Com a personalização dos fluxos, é possível integrar todos os departamentos envolvidos, iniciando com a solicitação de serviço, elaboração e aprovação da proposta (Suprimentos), elaboração e cadastramento da LD, elaboração, verificação e aprovação de desenhos (Engenharia) e disponibilização dos projetos para consulta (Obra).

9.        Gestão e controle de mudanças

Para cada alteração feita nos documentos, o sistema arquiva o histórico de versões anteriores para consulta.

10.    As Built

O acesso online dos documentos no campo (através dos totens ou tablets), possibilita que sejam registrados Mark-ups e comentários nos desenhos na medida que haja alterações durante a execução dos Projetos, garantindo que os projetos sejam atualizados com informações conforme construído.

É assim que a EPIX Engenharia inova: trazendo soluções que dinamizam o processo, poupando tempo através da dispensa de meios físicos para tramitação de documentos e ainda garante maior controle de todas as etapas e disciplinas do projeto.


por Epix Engenharia

27 de Setembro de 2019 às 10h09


Sobre o Blog
A Epix Engenharia é especialista em Projetos Multidisciplinares, Engenharia Consultiva, Construtibilidade e Gestão de Projetos e os artigos são escritos especialmente pelo nosso time de Engenheiros.
Últimas Notícias

Planejamento 4D é uma ferramenta da plataforma BIM que vem revolucionando o planejamento da implementação de projetos. Conheça mais sobre.

Ler notícia completa →

Breve relato de como o BIM pode ser aplicado a projetos de engenharia.

Ler notícia completa →